Engenharia elétrica é o ramo da engenharia que geralmente trabalha com os estudos e aplicações da eletricidade, eletromagnetismo e eletrônica. Este setor surgiu em meados do século XIX quando da comercialização, da distribuição e utilização da energia elétrica. O engenheiro eletricista é o profissional dedicado ao desenvolvimento e à aplicação de um conjunto de conhecimentos científicos necessários à pesquisa, ao projeto e à implementação de sistemas diversos utilizados para efetuar o processamento da energia elétrica e da informação na forma de sinais elétricos digitais e analógicos. Nesta prática, são considerados os aspectos de qualidade, confiabilidade, custo e segurança, bem como os de natureza ecológica e ética profissional.
Formar pessoas com o título de engenheiros eletricistas engajados e capacitados a analisar e desenvolver soluções das mais diferentes solicitações profissionais, com uma visão crítica, criativa e inovadora, a partir de uma formação solida adquirida durante o curso de graduação, associada à sua formação intelectual e profissional específica, preparados para participar e colaborar para o desenvolvimento da sociedade, no toldo, nos âmbitos tecnológico, intelectual, social e ambiental, visando à melhoria da qualidade de vida.
Gestão e elaboração de projetos; Instrumentação; Elaboração de Controle de processos e acionamentos de máquinas especiais; na robótica. Nos estudos para o aprimoramento das fontes de energia renováveis e melhorando a eficiência energética em matrizes tradicionais.
No Brasil, a área de engenharia elétrica está em constante evolução devido ao potencial energético do país. O Plano Decenal de Expansão de Energia 2024, do Ministério de Minas e Energia, prevê investimentos de R$ 1,4 trilhão nos próximos anos em energia elétrica, petróleo, gás natural e biocombustíveis. Com isso, está prevista uma ampliação de 55% na capacidade instalada de geração de energia elétrica no país. O alto investimento deve elevar a procura por profissionais da área. Existe, também, o crescimento constante das áreas de energias renováveis, telecomunicações e Tecnologia da Informação (TI), aquecidos em função da chegada da TV digital ao país e ao uso das redes elétricas para a transmissão de dados.
Profissionais com habilitação em Engenharia Elétrica têm trabalhado em empresas de pequeno, médio e grande porte, empresas estatais, órgãos governamentais e instituições de ensino e pesquisa, além de atuarem como profissionais liberais e proprietários de empresas de prestação de serviços de projeto, manutenção, fiscalização e supervisão.
*Percentual de financiamento e aprovação do crédito sujeito a aprovação e dotação orçamentária da Instituição.
Sabia mais »Preparamos você para conquistar as melhores vagas do mercado de trabalho com metodologia de ensino diferenciada.
ALUNOS FORMADOS
CURSOS
PROFESSORES
MIL METROS DE ÁREA
A Faculdade de Ilhéus tem como mantenedora o Centro de Ensino Superior de Ilhéus - CESUPI. Fundada em 2002.
A faculdade é a única instituição de ensino superior privado na cidade que construiu uma sede própria.
Mais de 60 salas de aula equipadas para atender às disciplinas e alunos da Faculdade de Ilhéus.
Banheiros com iluminação e torneiras com sensores (sustentabilidade), blindex e granito. Área de lazer com cantina com 600m2.
Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!
TENHO INTERESSE