ALUNOS DE ENGENHARIA CIVIL PARTICIPAM DE VISITA TÉCNICA NA PRÓPRIA FACULDADE DE ILHÉUS

Estudantes de Engenharia Civil visitaram a obra que está sendo executada na instituição. Faculdade de Ilhéus/Divulgação

 

Estudantes de Engenharia Civil - o mais recente curso de graduação implantado na Faculdade de Ilhéus - participaram de uma visita técnica no canteiro de obras na sede da instituição, localizada na Avenida Tancredo Neves, zona sul da cidade. No local, a Faculdade realiza a construção do novo pavilhão de salas de aula. A obra, que integra o plano de expansão do centro de ensino superior, encontra-se em fase de execução da estrutura.

O coordenador do curso de Engenharia Civil, professor Felipe José Estrela Marinho, explica que a obra de construção civil na própria Faculdade vai servir como laboratório de aprendizagem prática para os estudantes. “Nosso curso, implantado recentemente, já possui também um laboratório montado e outro em fase de montagem para os nossos alunos de Engenharia”, explica o diretor administrativo, Alan Frisso.

A primeira visita técnica, realizada em março, foi acompanhada também pelo mestre de obras, Joílson Alcântara. Os alunos visualizaram o processo de produção do concreto e ouviram explicações sobre as técnicas construtivas, com orientações do professor Felipe Marinho. Foram mostradas também a montagem da armadura de aço para a concretagem de vigas e pilares, com detalhes técnicos de todas as peças e suas respectivas utilizações.

Na oportunidade, o mestre de obras Joílson Alcântara mostrou o passo a passo do processo de montagem das fôrmas dos pilares, evidenciando as especificações presentes no projeto da obra. No terceiro piso, pôde-se observar a estrutura dos pilares, composta de fôrmas de aço, e todo o processo de concretagem.

Prática – O plano de visitas técnicas permite ao estudante conhecer as fases do processo de planejamento e execução de obra, experimentar o dia a dia dos trabalhadores da construção civil em um canteiro de obra e agregar valor à formação através do binônio teoria-prática desde o início do curso. Segundo afirmou o professor Felipe Marinho, a visita foi de extrema utilidade, porque “permitiu o entendimento sobre o processo construtivo, dimensionar a importância da engenharia a partir da observação dos elementos estruturais da construção e das relações existentes nos mais diversos momentos de uma obra.”

 

FALE CONOSCO: 73 2101 1700

Descubra como aperfeiçoar sua carreira profissional!